Slid Show - Cristo, O único Caminho

Estudo Bíblico




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

-----------------------------------------

Os passos para voltar sua vida ao Senhor

1º PASSO: Deus o ama e tem um plano maravilhoso para sua vida. JO 3:16
2º PASSO: O homem é pecador e está separado de Deus. RM 3:23
3º PASSO: Jesus é a resposta de Deus para o conflito do homem. JO 14:6
4º PASSO: É preciso receber a Jesus em nosso coração. JO 1:12, RM 10:9-10
5º PASSO: Você gostaria de receber a Cristo em seu coração?
Então ore conosco.
“Senhor Jesus, eu preciso de ti, confesso-te o meu pecado de estar longe dos teus caminhos. Abro a porta do meu coração e te recebo como meu único Salvador e Senhor. Eu te agradeço por me aceitar assim como eu sou e perdoar o meu pecado. Eu desejo estar sempre dentro dos teus planos para minha vida. Amém.
6º PASSO: Procure uma igreja próximo a sua casa e congregue com os irmãos. 

--------------------------------------
Perdidos no templo

Estudo evangélico sobre os desvios de conduta dos irmãos dentro da igreja. Dentro do templo.

            A pessoa menos provável para perder Jesus?
            Maria.
            De acordo com as escrituras, Maria o perdeu. Sem sequer saber que o tinha perdido.
No livro de Lucas, capítulo 2 versos de 41 a 49. “Maria e José caminharam durante um dia inteiro sem perceber que Jesus não andava entre os companheiros de viagem”.
            Já se imaginavam perdendo alguma coisa. Feche seus olhos, vamos fazer uma dinâmica, pense agora no que é mais precioso, mais importante para você. Agora pense. Já se imaginou perdendo-a. Agora imagine uma mãe perdendo o filho. Então, imagine agora Maria perdendo a Cristo.
            Tão perto e tão longe.
            Certamente ele pensava, esta com seus companheiros, tudo bem.
            E você?
            Estou na igreja. Lá é uma Benção, os irmãos são uma Benção. Eu vejo Jesus neles. Irmãos, devemos ter a realidade profunda da presença do Senhor. Não se trata de pensar como Maria. “Ele está entre os seus companheiros”. Você vai viver debaixo da sombra do irmão, debaixo da benção do irmão?
            A benção dele é pra ele. 
            A BENÇÃO dele é para passar aos incrédulos para os fracos na fé, você não pode viver na garupa do irmão. Assim como seu irmão, devemos aumentar nossa intimidade com Deus.
          Tão perto e tão longe!
          No livro de Apocalipse, capítulo 3, as escrituras falam da Igreja de Laodiceia. Uma igreja simples, que começou a caminhar com o Senhor, mas, de repente, inúmeras situações começaram a surgir até que a igreja começou a pensar “somos ricos, não precisamos de nada”.  A igreja funcionava e caminhava sem Jesus. Apocalipse 3:20.
Imagine agora Jesus batendo a sua porta.
Talvez aquela igreja fosse abençoada, tivesse coral, banda, pregadores, ministério, mas não tinham o principal. Não tinham a Jesus. Jesus estava do lado de fora.
Tão perto e tão longe!
Amados, eles estavam perdidos na própria igreja, Apocalipse 3:15-17.
“Todos nós precisamos de Jesus. Necessitamos de ti ó Pai João” 15:5-6
Cuidado irmãos, você pode queimar no fogo do inferno. Laodiceia era do ramo da videira que é Jesus. Por isto o senhor batia à porta, Ele estava e ficou do lado de fora. Eles o deixaram. Haviam perdido a Jesus.
Tão perto e tão longe!
Maria perdeu Jesus no templo, em meio as coisas sagradas, cercado de santidade. Foi em meio a tudo isto que ela o perdeu. O que tenho dito, demonstra que é possível perder a Jesus dentro da Igreja. Que mesmo dentro do templo, dentro de uma igreja, muitos irmãos perdem a Jesus, Muitos podem estar vivendo esta realidade.
Tão perto e tão longe!
Mas como alguém pode perder Jesus no Templo? A religião é algo que devemos nos sujeitar em nossa vida. Deus é Pai, amigo intimo de nossa relação, não deve haver espaço para religião e sim para o relacionamento. Relacionamento com Deus. Não devemos permitir que ritos religiosos e que a frieza tomem conta do seu coração. Deseje estar cada vez mais próximo do Pai, do Único e verdadeiro SENHOR DE TUA VIDA.
Tão perto e tão longe!
Temos visto adolescentes no templo que utilizam o local como ponto de encontro. Nem sempre estão com a Bíblia nas mãos e integrados na igreja. Claro que nem todos são assim. Cuidado irmãos, são lobos em pele de cordeiro. A sensação que se tem é de que estão perdidos e dentro do templo.
Tão perto e tão longe!
Nosso desejo é trazê-los de volta sempre pra mais perto da igreja, de nós, os irmãos e principalmente de Deus. Devemos levar o amor de Jesus para estas vidas. Perder Jesus no templo significa estarmos mais impressionados e interessados com a obra e menos com o próprio Senhor. O senhor não quer apenas o seu trabalho, mas ele quer você, meu irmão. Há pessoas que perdem Jesus no templo por doutrinas erradas que nada tem a ver com a palavra do Senhor. Outros perdem Jesus por entrarem por caminhos tortuosos, desprovidos da fonte de vida, desprovidos de Jesus. Uns perdem Jesus pelo fanatismo, por seitas, ficando estéril, espiritualmente falando. Outros ficam com a doutrina de Cristo ao invés do Cristo da doutrina.
Tão perto e tão longe!
Irmãos, o seu trabalho na Igreja é conseqüência do seu amor com Deus. Deseje estar cada vez mais próximo do Pai. O único e verdadeiro Deus. Muitas vezes encontramos pessoas dentro do templo, dentro da igreja que estão afastados dos caminhos do Senhor. Estes irmãos deixam de freqüentar as reuniões, ou mesmo, freqüentam o coração que está ferido e machucado porque perderam o Senhor dentro do templo. Lucas 2:49
Feche seus olhos. Gostaria que você agora deixasse que Deus sonde o seu coração. Este é um momento de reflexão. Você que se afastou do Senhor, que andava perdido, por caminhos tortuosos dentro do templo. Falo agora pra você meu irmão, meu amado. Esta é a hora da sua reconciliação com o Senhor. Ponha a sua mão esquerda no seu coração e feche os seus olhos, levanta tua mão direita para o Pai e ore comigo

SENHOR JESUS,

Preciso de ti.

Perdoa meus pecados, joga-os no mar do 

esquecimento. Entra na minha vida. Pai escreve meu 

nome no livro da vida, pois eu te recebo como meu 

único e suficiente Salvador.

Se você orou de coração e aceitou a Jesus como seu Salvador, vem aqui a frente, nós queremos orar por você, se você se reconciliou com Deus neste momento, vem aqui a frente, nos queremos orar por você.
Deus, Pai, te agradeço pelas maravilhas realizadas aqui nesta noite, os céus estão em festa pois mais pessoas estão sendo salvas pelo poder de teu nome.
Transforma Senhor a vida deste meu irmão que ele seja fonte de benção e que o Senhor derrame sobre a vida dele, sobre sua casa e sobre sua família chuvas de bênçãos sem medida nas regiões celestiais. Que ele seja firma que seus pés não vacilem e que ele ande contigo, Senhor, todos os dias de sua vida.
Amém.
(Adaptação da obra Onde está Jesus – Pr Márcio Valadão, Série Mensagem nº 88 por AFFJR.)   

----------------------------------------
PERGUNTAS FEITAS PARA O DIABO 

QUEM O CRIOU? 

Lúcifer : Fui criado pelo próprio Deus, bem antes da existência do homem. [Ezequiel 28:15]



COMO VOCÊ ERA QUANDO FOI CRIADO? 

Lúcifer : Vim à existência já na forma adulta e, como Adão, não tive infância. Eu era um símbolo de perfeição, cheio de sabedoria e formosura e minhas vestes foram preparadas com pedras preciosas. [Ezequiel 28:12,13] 



ONDE VOCÊ MORAVA? 

Lúcifer : No Jardim do Éden e caminhava no brilho das pedras preciosas do monte Santo de Deus. [Ezequiel 28:13] 



QUAL ERA SUA FUNÇÃO NO REINO DE DEUS? 

Lúcifer : Como querubim da guarda, ungido e estabelecido por Deus, minha função era guardar a Glória de Deus e conduzir os louvores dos anjos. Um terço deles estava sob o meu comando. [Ezequiel 28:14; Apocalipse 12:4] 



ALGUMA COISA FALTAVA A VOCÊ? 

Lúcifer : (reflexivo, diminuiu o tom de voz) Não, nada. [Ezequiel 28:13] 

O QUE ACONTECEU QUE O AFASTOU DA FUNÇÃO DE MAIOR HONRA QUE UM SER VIVO PODERIA TER? 
Lúcifer : Isso não aconteceu de repente. Um dia eu me vi nas pedras (como espelho) e percebi que sobrepujava os outros anjos (talvez não a Miguel ou Gabriel) em beleza, força e inteligência. Comecei então a pensar como seria ser adorado como deus e passei a desejar isto no meu coração. Do desejo passei para o planejamento, estudando como firmar o meu trono acima das estrelas de Deus e ser semelhante a Ele. Num determinado dia tentei realizar meu desejo, mas acabei expulso do Santo Monte de Deus. [Isaías 14:13,14; Ezequiel 28: 15-17] 

O QUE DETONOU FINALMENTE A SUA REBELIÃO? 
Lúcifer : Quando percebi que Deus estava para criar alguém semelhante a Ele e, por conseqüência, superior a mim, não consegui aceitar o fato. Manifestei então os verdadeiros propósitos do meu coração. [Isaías 14:12-14] 

O QUE ACONTECEU COM OS ANJOS QUE ESTAVAM SOB O SEU COMANDO? 
Lúcifer : Eles me seguiram e também foram expulsos. Formamos juntos o império das trevas. [Apocalipse 12:3,4] 

COMO VOCÊ ENCARA O HOMEM? 
Lúcifer : (com raiva) Tenho ódio da raça humana e faço tudo para destruí-la, pois eu a invejo. Eu é que deveria ser semelhante a Deus. [1Pedro 5:8] 

QUAIS SÃO SUAS ESTRATÉGIAS PARA DESTRUIR O HOMEM? 
Lúcifer : Meu objetivo maior é afastá-los de Deus. Eu estimulo a praticar o mal e confundo suas ideias com um mar de filosofias, pensamentos e religiões cheias de mentiras, misturadas com algumas verdades. Envio meus mensageiros travestidos, para confundir aqueles que querem buscar a Deus. Torno a mentira parecida com a verdade, induzindo o homem ao engano e a ficar longe de Deus, achando que está perto. E tem mais. Faço com que a mensagem de Jesus pareça uma tolice anacrônica, tento estimular o orgulho, a soberba, o egoísmo, a inimizade e o ódio dos homens. Trabalho arduamente com o meu séquito para enfraquecer as igrejas, lançando divisões, desânimo, críticas aos líderes, adultério, mágoas, friezas espirituais, avareza e falta de compromisso (ri às escaras). Tento destruir a vida dos pastores(padres), principalmente com o sexo, ingratidão, falta de tempo para Deus e orgulho. [1Pedro 5:8; Tiago 4:7; Gálatas 5:19-21; 1 coríntios 3:3; 2 Pedro 2:1; 2 Timóteo 3:1-8; Apocalipse 12:9] 

E SOBRE O FUTURO? 
Lúcifer : (com o semblante de ódio) Eu sei que não posso vencer a Deus e me resta pouco tempo para ir ao lago de fogo, minha prisão eterna. Eu e meus anjos trabalharemos com afinco para levarmos o maior número possível de pessoas conosco. [Ezequiel 28:19; Judas 6; Apocalipse 20:10,15] 

MEDITE NESSA MENSAGEM. VEJAM QUE FOI ELABORADA COM BASE NOS VERSÍCULOS BÍBLICOS, POR ISSO É UMA ILUSTRAÇÃO DA MAIS PURA VERDADE. 

"COMO DIZ O ESPÍRITO SANTO: HOJE, SE OUVIRDES A SUA VOZ, NÃO ENDUREÇAIS OS VOSSOS CORAÇÕES." HEBREUS 3:7,8 



---------------------------------------
Proclamar o Evangelho

“Se anuncio o evangelho, não tenho de me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho” 1CO 9:16.

Assim como Paulo, devemos ter consciência do nosso dever como cristãos. A salvação também passa pelas obras e anunciar o evangelho não é uma obra fácil, é Construção Difícil.

Construção Difícil do caráter em Jesus. Assim como Paulo, este trabalho não é fácil e passamos por privações, perseguições e por vezes até no seio de nossa amada família. Algumas vezes privamos nossa família, nossos familiares e até nossos filhos de nossa presença em prol deste ideal, pregar o evangelho e somos rechaçados, incompreendidos.

“...vós bem sabeis como foi que me conduzi entre vós em todo o tempo, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, servindo ao Senhor com toda humildade, lágrimas e provações que pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram, jamais deixando de anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também em casa, testificando tanto a judeus como gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade me assegura que me esperem cadeias e tribulações.” ATOS 20:18-23 

Aqui Paulo narra as tribulações e perseguições que sofreu para pregar o Evangelho de Deus. Quantas vezes alguém te virou a cara, meu irmão? Quantas vezes sua família irou com você por causa do seu Evangelismo? Por causa das coisas de Deus? Quantas vezes sua esposa ou seu marido não te compreendeu, foi intolerante? Mesmo a mulher de um pastor ou o marido de uma pastora?

Avalia agora seus procedimentos, quantas vezes você foi intolerante, mau educado e até grosso com outro irmão quando ele te falava de Cristo, quando ele te Evangelizava?

“atentei por vos e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos para postoriardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o próprio sangue.” ATOS 20:28

Devemos cuidar de nossas ovelhas com zelo e dedicação, o nosso pastoreio começa em casa, no nosso próprio lar e extende-se por onde Deus te mandar e te levar para evangelizar. Paulo foi preso, espancado, humilhado mas, “...completou a carreira e guardou a fé.” 2TM 4:7 Como cristãos devemos também seguir o exemplo de Paulo. Então amados, preparem-se.

“Jesus aproximando-se falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.” Mat 28:18-20
Jesus esta te dizendo meu irmão que ele estará contigo até que você termine a sua missão de evangelizar.
“...vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti.” MC 5:19
Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos.

Jesus Cristo pagou nosso Resgate.
-----------------------------------------

Tenha uma exata noção do sofrimento de Jesus


Crucificação: Jesus sofreu uma terrível morte



A crucificação geralmente começava com açoites e chicotadas nas costas da vítima. Os romanos usavam um chicote especial que consistia de pequenos pedaços de osso e metal amarrados a vários fios de couro. O número de açoites dados a Jesus não foi registrado; no entanto, o número comum na lei judaica era 39 (uma a menos que os 40 do Torá, para evitar um erro de contagem). Durante o açoite, a pele das costas era rasgada, expondo uma massa sangrenta de tecido e osso. Grande perda de sangue ocorria, geralmente causando a morte, ou pelo menos a falta de consciência. Além de ser açoitado, Jesus também sofria espancamento e tormento por parte dos soldados romanos, incluindo uma arrancada violenta de Sua barba e a perfuração de sua cabeça com uma coroa de espinhos.


Depois dos açoites, a vítima geralmente era forçada a carregar sua própria cruz, ou patíbulo, ao lugar de execução. O patíbulo podia chegar a pesar cerca de 50 kg. No caso de Jesus, o registro mostra que Ele provavelmente carregou seu patíbulo uma distância de mais de dois campos de futebol. Em um estado fraco e atormentado, não é de surpreender que Ele precisava de ajuda. Ao chegar ao lugar de execução, o patíbulo era colocado no chão e a vítima era forçada a deitar nela. Pregos de cerca de 14 cm de comprimento e cerca de 2 cm de diâmetro eram usados para pregar os pulsos. Os pregos atingiam a área do nervo mediano, causando choques de dor dos braços aos ombros e pescoço. Já erguido no lugar da crucificação se encontrava o poste de cerca de 2 metros, chamado de "stipes" (ou hasta vertical). No centro desse poste encontrava-se um assento para "sustentar" a vítima.

O patíbulo era então levantado aos stipes, e o corpo da vítima era virado nesse assento de uma forma que seus pés podiam ser pregados aos "stipes". A esse ponto, havia grande esforço colocado nos pulsos, braços e ombros, resultando no deslocamento da articulação dos ombros e cotovelo. A posição do corpo na cruz fazia com que as costelas ficassem em uma posição fixa, o qual dificultou grandemente a expiração e fez com que fosse impossível respirar bem. Por ter sofrido dos açoites, espancamentos e da caminhada ao patíbulo, Jesus já estava extremamente fraco e desidratado. Ele provavelmente já tinha perdido grandes quantidades de sangue. À medida que o tempo se passava, a perda de sangue e falta de oxigênio causavam grandes câimbras, contrações irregulares e provavelmente falta de consciência.

No fim das contas, o mecanismo de morte na crucificação era sufocamento. Para respirar, a vítima era forçada a se puxar pra cima com os pés para permitir a inflação dos pulmões. Com o enfraquecimento do corpo e com a dor dos pés e pernas se tornando insuportável, a vítima era forçada a trocar a respiração pela dor e exaustão. Eventualmente, devido à exaustão, a vítima chegava ao ponto que não mais podia levantar seu corpo do stipes e inflar seus pulmões, ficando inconsciente. Devido à fraca respiração, os pulmões da vítima começavam a sofrer um colapso, provavelmente causando hipoxia. Devido à perda de sangue por causa dos açoites, a vítima provavelmente formava acidose respiratória, resultando no coração trabalhando com maior esforço, batendo mais forte para compensar. Fluidos também se acumulavam no pulmão. Sob o estresse da hipoxia e acidose, o coração eventualmente falhava. Há várias teorias diferentes para o que finalmente causou a morte de Jesus. Uma teoria é que houve um preenchimento do pericárdio com fluidos, colocando um esforço fatal na habilidade do coração de bombear sangue. Uma outra teoria é que a morte de Jesus foi "multifatorial e relacionada primariamente a um choque hipovolêmico, asfixia por exaustão e talvez insuficiência cardíaca aguda". Independentemente da causa médica verdadeira da morte final, o registro histórico deixa bem claro – Jesus sofreu várias horas de tortura horrível e contínua na cruz do Calvário.

Crucificação: Jesus sofreu por você e por mim
As narrativas da crucificação de Jesus Cristo estão em total acordo com os costumes e práticas dos romanos daquele período. A evidência da morte horrível e dolorosa de Cristo é inquestionável pelos estudiosos legítimos da atualidade. A única disputa é a natureza e caráter do Jesus Cristo "criminoso". Observe você mesmo o registro – mesmo com toda a dor, Jesus pensava em outros, ao invés de se mesmo. Suas primeiras palavras da cruz foram: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34). Ele pensou em Sua mãe, que estava ao pé da cruz chorando, e pediu ao seu querido discípulo João que cuidasse dela. Aos dois lados de Jesus estavam dois ladrões executados ao mesmo tempo. Quando um deles aceitou Jesus como Senhor, Jesus disse: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso" (Lucas 23:43). Finalmente, Jesus expressou sua completa entrega à vontade de Deus ao dizer: "Está consumado" (João 19:30). "E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou" (Lucas 23:46). Investigue o registro histórico, e então examine o seu coração. Jesus entregou Sua preciosa vida de livre vontade por você e por mim. Ele nos amou tanto que aceitou passar por vergonha e dor pelos nossos pecados. Na verdade, a Bíblia nos ensina aquele que não tinha pecado "se tornou pecado" por nós. Deus, em forma humana, tornou-se pecado para nos salvar. Na cruz, ele carregou o pecado de todo o mundo por causa de seu amor. A única forma de completar Sua história de amor é amá-lo de volta. 


Quando Jesus morreu na cruz, Ele estava pensando em você! 

Confie.. 

As coisas acontecem na hora certa. 
Exatamente quando devem acontecer! 
Momentos felizes, louve a Deus. 
Momentos difíceis, busque a Deus. 
Momentos silenciosos, adore a Deus. 
Momentos dolorosos, confie em Deus. 
Cada momento, agradeça a Deus. 
Convite! Vamos orar rapidinho? 
Hoje, Senhor, agradeço pela noite maravilhosa, 
pelo cobertor que me aqueceu, pelo meu alimento, 
por mais um dia de trabalho. 
E principalmente por mais um dia de vida. 
Abençoa, Senhor, meus amigos e inimigos, porque 
eles também precisam de Ti. 
Abençoa, Senhor, o meu amigo que está lendo esta 
mensagem agora, realize os seus sonhos, lhe dê a 
vitória que lhe é necessária,abençoe com proteção 
e sabedoria seus filhos e familiares, com gratidão e 
amor eu oro, no santo nome de Jesus. 
Amém!